Medicamentos: Bula Proscar

Laboratório: Merck Sharp E Dohme Farmaceutica Ltda

O que é Proscar

Seu médico prescreveu PROSCAR® porque você apresenta uma condição conhecida como hiperplasia prostática benigna (HPB), ou seja, sua próstata, localizada próximo da bexiga, aumentou de tamanho, causando dificuldades para a passagem da urina.

Antes de tomar Proscar

Informe seu médico sobre quaisquer problemas médicos e alergias que esteja apresentando ou tenha apresentado. A HPB desenvolve-se ao longo de um extenso período de tempo. Alguns pacientes apresentam melhora dos sintomas logo no início do tratamento, porém outros podem precisar tomar PROSCAR® por pelo menos seis meses até que essa melhora seja observada. Percebendo ou não qualquer melhora ou alteração dos sintomas, a terapia com PROSCAR® pode reduzir o risco de incapacidade repentina de urinar, bem como de necessidade de cirurgia. O paciente deve consultar seu médico regularmente para realização de exames periódicos e avaliação de seu progresso. Embora a HPB não seja um câncer e não cause câncer, as duas condições podem existir ao mesmo tempo. Apenas o médico pode avaliar seus sintomas e suas possíveis causas. Gravidez e Amamentação: PROSCAR® é indicado somente para homens. PROSCAR® é indicado apenas para o tratamento de homens com HPB. Mulheres grávidas ou em idade fértil não devem tomar PROSCAR® nem devem manusear comprimidos quebrados ou esfarelados deste medicamento. Essa precaução é necessária porque, quando uma mulher grávida de um feto do sexo masculino absorve o ingrediente ativo de PROSCAR® por via oral ou pela pele, o feto pode nascer com anomalias nos órgãos sexuais. Portanto, consulte um médico caso uma mulher grávida entre em contato com o ingrediente ativo de PROSCAR®. É importante ressaltar, porém, que o contato com o ingrediente ativo de PROSCAR® só é possível quando se manipula comprimidos quebrados ou esfarelados do medicamento. Por serem revestidos, os comprimidos de PROSCAR® impedem o contato direto com o ingrediente ativo quando estão em sua forma original. Uso Pediátrico: PROSCAR® não é indicado para o uso em crianças. Dirigir ou Operar Máquinas: PROSCAR® não afeta a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas. Interações Medicamentosas: Em geral, PROSCAR® não interage com outros medicamentos. No entanto, você deve sempre informar seu médico sobre todos os medicamentos que esteja tomando ou planeje tomar, incluindo os obtidos sem prescrição médica (venda livre). PROSCAR® pode alterar um exame de sangue chamado antígeno específico prostático (ou simplesmente PSA). Por isso, se você realizou um exame de PSA, avise seu médico que está tomando PROSCAR®. Se você tem dúvidas, questione seu médico. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Como tomar Proscar

Tome um comprimido revestido de PROSCAR® diariamente, com ou sem alimentos. Siga as orientações de seu médico. Lembre-se que leva muitos anos até que sua próstata aumente o suficiente para causar sintomas de HPB. Da mesma forma, PROSCAR® pode tratar seus sintomas e controlar a doença apenas se você continuar o tratamento por um longo período. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Possíveis reações adversas Proscar

Como qualquer medicamento, PROSCAR® pode provocar efeitos inesperados ou indesejáveis, denominados efeitos adversos. No entanto, estes efeitos não são comuns e não afetam a maioria dos homens. Os efeitos adversos comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) decorrentes do uso de PROSCAR® podem incluir: impotência (incapacidade de obter ereção) ou menos desejo de manter relação sexual. Alguns homens podem apresentar (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento) também alterações ou problemas com a ejaculação, como diminuição da quantidade de sêmen liberado durante o ato sexual (esta diminuição, porém, parece não interferir com a função sexual normal). Em alguns casos, estes efeitos colaterais desaparecem com a continuidade do tratamento com PROSCAR®. Caso persistam, geralmente desaparecem com a interrupção do tratamento. Além disso, alguns homens podem apresentar (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento) inchaço e/ou sensibilidade nas mamas. Alguns homens também reportaram: reações alérgicas (como erupções cutâneas, coceira, urticária e inchaço dos lábios, língua, garganta e da face); dor nos testículos; incapacidade de ter ereção que continuou após a descontinuação do tratamento; problemas com a ejaculação que continuou após a descontinuação do tratamento; infertilidade masculina e/ou baixa qualidade do sêmen, que melhora após descontinuação do tratamento; depressão; diminuição do desejo sexual que continuou após a descontinuação do tratamento; em raros casos câncer de mama masculino. Informe seu médico imediatamente se apresentar estes ou quaisquer outros sintomas incomuns. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento. 9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO? Se você tomar muitos comprimidos, entre em contato com seu médico imediatamente. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações. DIZERES LEGAIS MS 1.0029.0028 Farm. Resp.: Fernando C. Lemos - CRF-SP no 16.243 Registrado e importado por: Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda. Rua 13 de Maio, 815 - Sousas, Campinas/SP CNPJ: 45.987.013/0001-34 Brasil MSD On Line 0800-0122232 E-mail: online@merck.com www.msdonline.com.br             Página 3 de 4  Fabricado por: MSD International GmbH (Puerto Rico Branch) LLC Road 2, km 60,3 Sabana Hoyos Arecibo, 00688, Porto Rico Embalado por: Merck Sharp & Dohme Ltd. Shotton Lane, Cramlington Northumberland NE23 3JU, Reino Unido Proscar_BU05_072013_VP

Conservação Proscar

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz, para minimizar a possibilidade de alteração da cor dos comprimidos com o tempo. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Aparência: Comprimido revestido azul, formato de maçã modificada, com MSD 72 gravado em um dos lados e PROSCAR do outro lado. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.             Página 2 de 4  Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Recomienda
Você tem dúvidas sobre saúde?

200 / 200

O número mínimo de caracteres para publicar são 15

Lembre-se
  • Seja breve e claro
  • Sua pergunta será anônima.
  • Em caso de urgência entre em contato diretamente com seu médico.