Boa noite, uso a substância "zolpiden" para induzir o sono, fiquei com duvidas em relação se posso substituir o Zolpiden pelo Cloridrato de paroxetina"?

  • 2 Respostas
  • 609 consultas
  • Dr. Daniel  Jácomo Mauad

    Dr. Daniel Jácomo Mauadrespondeu:

    Psiquiatras (Uberaba)

    Olá . O zolpiden é um indutor do sono e a Paroxetina é da classe dos Antidepressivos . Embora ela possa causar certa sedação em alguns casos não está indicada para tratamento da insônia . Para mais dúvidas consulte seu Médico. Abraços.

    Nota legal
  • Dr. Tiago Arruda Ribeiro

    Dr. Tiago Arruda Ribeirorespondeu:

    Psiquiatras (São Luís)

    Olá, O zolpidem, que é um hipnótico (sonífero), tem sido considerado um tratamento de primeira linha para a insonia primária, ou seja, aquela insonia que é, por si só, uma doença e não simplesmente um sintoma de um outro transtorno psiquiátrico, como um transtorno depressivo ou um transtorno de ansiedade. Nesse último caso, o uso de um antidepressivo (como a paroxetina), em vez de um hipnótico (ou associado a um hipnótico) tende a ser uma opção interessante. A paroxetina é um antidepressivo notório por também ter muita eficácia em transtornos de ansiedade, entretanto ela causa somente um pouco de sono na maioria dos pacientes. Alguns pacientes não sentem sono algum com ela ou sentem insonia. Por isso, eu escrevi "ou associado a um hipnótico". Converse com o seu psiquiatra. Abraços.