Durante os últimos dois meses eu sempre tive uma tosse seca com muito chiado e falta de ar. Poderia ser alergia ou há algo mais relacionado? Tenho 59 anos e minha preocupação é por causa do problema que a minha mãe tinha, sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfisema, asma e doenças cardíacas.

  • 1 Responder
  • 258 consultas
  • Dr. Doctuo

    Foi mencionado que sua mãe tinha DPOC. Se ela era fumante, você pode ter sido exposto a uma quantidade significativa de fumaça, ou seja, um fumante passivo e isso aumenta o risco de doenças do pulmão. A asma é caracterizada pelo chiado (É possível desenvolver asma em todas as fases da vida.) e pode ser desencadeada por uma série de fatores: fumo, exposições ocupacionais, ácaros, pelos de animais e doença de refluxo gastroesofágico (DRGE). Esses são apenas alguns dos instigadores conhecidos da asma. Agora, outros problemas podem causar chiado e falta de ar, a mais importante é a insuficiência cardíaca. Você está se aproximando da idade em que a doença cardíaca se torna mais comum e seu histórico familiar aumenta o risco. Os sintomas como os seus, quando persistem por dois meses, merecem uma avaliação médica. Faça um histórico médico completo, exame físico, radiografia do tórax e prova de função pulmonar. Procure um médico o quanto antes.