E normal sair líquido amarelo após retirar curativo da cirurgia de Abdominoplastia?

  • 2 Respostas
  • 2.128 consultas
  • Dr. Januario Roncato

    Dr. Januario Roncatorespondeu:

    Cirurgiões Plásticos (São Martinho)

    Sim.Muito comum sair liquido principalmente nos primeiros 15 dias.Eventualmente poderá ocorrer também uma pequena quantidade de líquido dias ou meses após a cirurgia.Trata-se de seroma ou degeneração de gordura que pode sair pela cicatriz do umbigo ou inferiormente. Att Dr Roncato

    Nota legal
  • Dr. Bruno  Karner

    Dr. Bruno Karnerrespondeu:

    Cirurgiões Plásticos (Londrina)

    Na abdominoplastia há um grande descolamento da camada de pele e gordura que está sobre os músculos ; após o remodelamento e retirada dos excessos, a camada é reposicionada sobre os músculos; alguns cirurgiões optam por fixá-la novamente com pontos, outros por deixá-la cicatrizar naturalmente; alguns cirurgiões optam por deixar drenos neste espaço que foi descolado, outros não. O objetivo da fixação com pontos e/ou da colocação de drenos é impedir a formação de acúmulos de líquido nesta camada (seja de sangue - hematoma, ou de um líquido claro amarelado - chamado seroma). Este vazamento não é "normal", mas não é raro e nem quer dizer que houve ou haverá algum problema. Seu cirurgião saberá avaliar e indicar a melhor conduta. Não se desespere, na imensa maioria dos casos isto se resolve.