Em um relatório de ressonância magnética, o que significa "alterações degenerativas da medula no filamento terminal são apreciados no nível L5-S1"? Tenho dor lombar na região ciática, dormência superficial na coxa direita.

  • 1 Responder
  • 362 consultas
  • Dr. Doctuo

    A coluna é constituída por uma série de corpos vertebrais empilhadas, cada um dos quais é um pouco de forma retangular. As superfícies superiores e inferiores de cada corpo vertebral são chamadas de filamento terminal; essas superfícies, que se apoiam contra a parte próxima superior e inferior , são mais densas do que o relativo interior esponjoso do corpo vertebral. Pelo fato de os filamentos terminais suportarem o peso da gravidade ao longo de nossas vidas, eles tendem a se desgastar com o tempo. Essa é uma forma de artrite degenerativa muito comum. Quase todo mundo tem algum grau de degeneração no filamento terminal no momento em que chega à meia idade até à velhice e essa descoberta em uma ressonância magnética ou raios-X não significa necessariamente um problema sério. (Na verdade, muitas pessoas com uma degeneração significativa do filamento motor em múltiplos níveis não tem dores nas costas.) No entanto, quando uma anormalidade ressonância magnética se correlaciona com os sintomas do paciente, isso ajuda a guiar a terapia. Sua dor lombar pode muito bem resultar de alterações degenerativas em L5-S1, essa descoberta permitirá que o seu fisioterapeuta, quiroprático, ortopedista ou neurocirurgião elaborarem um plano de tratamento para melhor atender a sua dor.