Estou tossindo, espirrando, tenho dor de ouvido e dor no ombro. O que poderia ser isso? Fui ao médico há duas semanas e sem fazer qualquer teste ou me exame, o médico da emergência me diagnosticou com um resfriado comum acrescido de bronquite. Infelizmente sou um fumante e estou com medo.

  • 1 Responder
  • 524 consultas
  • Dr. Doctuo

    O papel do médico da emergência é verificar imediatamente as condições de risco de vida. Eles não fazem uma avaliação médica completa. Para ir mais fundo, você precisa procurar um médico em um consultório apropriado. Uma série de infecções virais ou pneumonias podem durar mais de duas semanas, dê uma olhada nisso. A dor no ombro pode ou não estar relacionada. A rouquidão e tosse podem vir dos pólipos nas cordas vocais ou de outras condições na boca ou garganta. Seu internista pode decidir se você precisa de um otorrinolaringologista (médico de garganta, ouvidos e nariz) para avaliar o seu problema. Também há a tríade do fumo, dor no ombro e dormência na mão que podem indicar um tumor de Pancoas, um câncer de pulmão na parte superior do pulmão que aperta os nervos do pescoço ou das axilas. Há critérios de triagem para fumantes a fim de monitorar o câncer de pulmão. Você deveria se acompanhado constantemente por um clinico geral. E mais importante, é hora de parar de fumar! Há muitas maneiras de se obter ajuda para parar com o vício. É o melhor presente que você pode dar para si mesmo.