faço uso de tamoxefeno e o psiquiatra prescreveu velija 30mg estou usando a 20 dias ouvi dizer que as duas tem ação sobre o gene CYP2D6 e acaba inibindo ação do tamoxefeno gostaria de saber a verdade

  • 1 Responder
  • 922 consultas
  • Dr. Frederico Navas Demetrio

    Dr. Frederico Navas Demetriorespondeu:

    Psiquiatras (São Paulo)

    Velija é o nome fantasia do antidepressivo duloxetina. De fato, a duloxetina inibe uma enzima do fígado (CYP2D6), responsável pela transformação do tamoxifeno (um pró-fármaco) num composto ativo (endoxifeno, este sim muito ativo). Por medida de segurança, orienta-se não utilizar medicamentos que inibam a enzima CYP2D6 (entre eles a duloxetina) durante o tratamento com tamoxifeno, mas essa orientação não é universalmente aceita (argumenta-se que algumas pessoas já têm o CYP2D6 geneticamente "fraco", e é nessas pessoas que o tamoxifeno não vai funcionar adequadamente). Por via das dúvidas, eu considero adequada a substituição da duloxetina por outro antidepressivo que não iniba o CYP2D6 nesse caso, mas repito, há controvérsias a respeito.