Fui diagnosticada com fibromialgia, o exame de Fan deu positivo, isso quer dizer que tenho lupus, ou a Fibromialgia tem sintomas parecidos?

  • 1 Responder
  • 507 consultas
  • Dr. Luciano Junqueira Guimarães

    Dr. Luciano Junqueira Guimarãesrespondeu:

    Reumatologistas (Brasília)

    O exame FAN pode ser positivo e não ter relação com os sintomas apresentados, algumas pessoas podem apresentar FAN positivo e não ter qualquer doença. De acordo com os sintomas é que o reumatologista fará seu diagnóstico. Alguns exames laboratoriais solicitados sem indicação podem, na verdade, atrapalhar o diagnóstico.