Levo 16 anos que às vezes vejo linhas em forma de zig-zag durante 20 minutos, sem dor. O que pode ser?

  • 1 Responder
  • 238 consultas
  • Dra. Renata dos Reis Correa

    Dra. Renata dos Reis Correarespondeu:

    Oftalmologistas (Uberlândia)

    Olá! Isso provavelmente que você está vendo chamamos de "moscas volantes" e se deve ao envelhecimento natural do vítreo, substância que preenche o fundo dos olhos. Com o passar dos anos, principalmente a partir dos 25 anos de idade, o vítreo deixa de ter uma consistência firme, parecida com gelatina e vai se tornando líquido e se desprende da retina, podendo ficar também um pouco mais esbranquiçado, sendo que era transparente. O movimento dos nossos olhos faz com que o vítreo agora líquido balance na frente da retina, provocando a formação de imagens acinzentadas, parecendo linhas tortas, teias de aranha, ou mosquitinhos. É um processo natural do envelhecimento ocular. Percebemos mais em ambientes claros e com boa iluminação. De qualquer forma consulte-se com um oftalmologista!