Meu amigo passou por uma cirurgia de coração aberto para colocar três pontes de safena há um ano. Ele continuou a fumar de quatro a seis cigarros por dia. Recentemente, ele se queixa de fortes dores no peito (semelhante às dores que teve com o ataque cardíaco).

  • 1 Responder
  • 168 consultas
  • Dr. Doctuo

    Se você estiver perguntando se fumar de quatro a seis cigarros por dia aumenta a chance de outro ataque cardíaco e se bloqueia da ponte de safena ou os “stents”, a resposta é sim (embora não tanto quanto 20 cigarros por dia). Se você está perguntando o que pode fazer sobre isso; a resposta é: Não muita coisa, além de expressar sua preocupação e cuidar de seu amigo. Irritá-lo não ajuda e muitas vezes faz com que seja pior, porque ele vai evitar você e outros.