Minha mãe tem 84 anos e está com um enfisema em fase final, mas não está no oxigênio. Ela ainda fuma, tem tonturas, confusão mental. Será que ela está perto do fim? Ela sente fadiga extrema depois de alguns passos. Ela perdeu muito peso, hoje está com 45 quilos. Além disso, não tem apetite.

  • 1 Responder
  • 249 consultas
  • Dra. Doctuo

    Muitas vezes é difícil estimar a expectativa de vida de um paciente, mesmo quando estamos familiarizados com seu / sua história, condição física, exames laboratoriais, etc. As pessoas que estão com sinais de hipóxia na fase final da doença de pulmão estão em risco de sofre quedas (portanto, quadris quebrados, hematomas subdurais, etc.), acidentes vasculares cerebrais, infartos, e, claro, parada respiratória. Qualquer um desses pode levar rapidamente à morte. Por outro lado, sua mãe pode ter muitos meses de vida à frente. A recusa dela em parar de fumar e confusão mental (é sem dúvida agravada por baixos níveis de oxigênio no sangue) são muito preocupantes. Não é incomum esses indivíduos incendiarem seus arredores quando se esquecem de apagar um cigarro ou adormecerem enquanto fumam. Sugiro que fale com o médico de sua mãe em relação ao seu prognóstico. Enquanto isso, é importante que o uso de materiais inflamáveis seja monitorado de perto.