O médico recomendou que meu pai 96 anos pusesse um marca-passo para reduzir a frequência cardíaca e também por causa de um incidente de desmaios. Ele tem demência leve, diabetes tipo 2 e tem sido sofrido de asma a vida inteira. Além desses, não há outros problemas de saúde.

  • 1 Responder
  • 563 consultas
  • Dr. Doctuo

    Se o seu pai está passando por desmaios devido à diminuição da frequência cardíaca, o risco de lesão significativa devido à outra queda provavelmente é maior do que quaisquer riscos que possam surgir da colocação de um marca-passo. Como você provavelmente sabe, um marca-passo pode ser inserido com anestesia local (geralmente com sedação intravenosa), de modo que os riscos da anestesia geral são evitados. A diabetes tipo 2 aumenta o risco de infecção pós-operatória, mas isso também é mínimo se a diabetes estiver bem controlada. Essas decisões são muitas vezes difíceis, quando as pessoas têm entre 80 e 90 anos. No entanto, qualquer tratamento que possa melhorar a qualidade de vida do paciente, com o mínimo de risco, vale à pena considerar a possibilidade. Uma vez tive uma paciente de 99 anos de idade que começou a ter sangramento retal e uma avaliação posterior revelou um tumor de cólon bastante desagradável. A filha dela, que estava com quase 80 anos, queria que a mãe adiasse a cirurgia (eu me lembro dela dizendo: "Além do mais, ela está muito próxima dos 100."), mas a paciente, que provavelmente era mais alerta e "com a doença”, optou por se submeter à colectomia parcial (hemicolectomia) e a reanastomose de seu cólon, que é um procedimento bastante assustador. Ela passou muito bem pela cirurgia e morreu aos 105 anos de idade, viveu mais que a filha. Fale com o cardiologista do seu pai sobre as suas preocupações. Ele/ela pode delinear os riscos específicos e os benefícios de colocar o marca-passo contra deixar as coisas como elas estão.