O que devo fazer a respeito de uma dor no peito? Estou com uma dor no peito que vai até o meu ombro esquerdo. Isso geralmente acontece quando eu corro, mas às vezes enquanto estou descansando. Tenho sopro no coração, mas não é grave. Eu fiz um teste de estresse, mas deu negativo.

  • 1 Responder
  • 1.013 consultas
  • Dr. Doctuo

    Você não mencionou a sua idade, sexo ou fatores de risco cardíaco (tabagismo, hipertensão, histórico familiar, colesterol alto, etc.), todos os quais são peças valiosas para se obter informação. De qualquer forma, apesar de seu teste de estresse estar normal, a qualidade de esforço de sua dor no peito é preocupante (se você não teve dor no peito durante o teste de estresse, esse resultado "normal" pode ser desconsiderado). Um teste simples, barato e relativamente seguro que pode ajudar a descobrir as causas de seus sintomas é usar a nitroglicerina quando sua dor ocorrer e persistir por mais de cinco minutos. Dor que se dissipa com a terapia de nitroglicerina é altamente suspeita para uma fonte cardíaca e uma avaliação cardíaca mais completa é garantida (incluindo a angiografia coronária, se necessário). Um ecocardiograma de estresse também pode ser útil para determinar se você tem cardiomiopatia hipertrófica ou algum outro problema anatômico que se torna sintomático quando se exercita (também seria esclarecedor se a sua válvula vazasse mais ainda durante o esforço). Também estou um pouco curioso sobre a quantidade ferro no seu organismo. A Hemocromatose é muito comum (geralmente não é diagnosticada). Trata-se de um distúrbio que deve ser abordado de forma a prevenir danos no órgão e que pode ser causado por sobrecarga de ferro. As causas das dores no peito geralmente demoram a serem descobertas em pessoas com sobrecarga de ferro no organismo. Esse problema deve ser cuidadosamente monitorado.