O que é transtorno de ansiedade generalizada?

  • 4 Respostas
  • 399 consultas
  • Danieli Cristina Bonetti Marció

    Danieli Cristina Bonetti Marciórespondeu:

    Psicólogos (Xanxerê)

    De acordo com o DSM-5 - Manual Diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, o transtorno de ansiedade generalizada é caracterizado por ansiedade e preocupação excessivas em relação a diversos eventos ou atividades. O indivíduo tem dificuldade de controlar a preocupação e de evitar que pensamentos preocupantes surjam. A ansiedade e a preocupação estão associadas com três (ou mais) dos seguintes seis sintomas (com pelo menos alguns deles presentes na maioria dos dias nos últimos seis meses): inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele, cansaço, dificuldade em concentrar-se, irritabilidade, tensão muscular, perturbação do sono. Importante que a avaliação e tratamento sempre sejam sempre realizados por especialista. Psicóloga Danieli Marció CRP 12/09218

    Nota legal
  • Carlos Educardo Nogueira

    Carlos Educardo Nogueirarespondeu:

    Psicólogos (Rio de Janeiro)

    É um transtorno que caracteriza-se pela presença de sintomas ansiosos excessivos, na maior parte dos dias, por pelo menos seis meses. neste transtorno, a pessoa vive angustiada, tensa, preocupada, nervosa ou irritada. Nesses quadros, são freqüentes sintomas como insônia, dificuldade de relaxar, angústia constante, irritabilidade aumentada e dificuldade em concentrar-se. Para dar esse diagnóstico é também necessário verificar se os sintomas ansiosos causam um sofrimento clinicamente significativo e prejudicam a vida social e ocupacional do indivíduo.

    Nota legal
  • Miguel Ângelo  José Velloso de Almeida

    Miguel Ângelo José Velloso de Almeidarespondeu:

    Psicólogos (Brasília)

    A entidade nosológica Transtorno de Ansiedade Generalizada tem como principal entidade semiológica (sinal ou sintoma) a ansiedade. O TAG caracteriza-se por ansiedade ou preocupação superlativas difíceis de ser controlada pelo paciente. Outros sinais ou sintomas importantes são a irritabilidade, dificuldade de concentração, inquietação, tensão muscular, fatigabilidade, preocupação com sintomas físicos, perturbação do sono, dentre outros. Os estados de ansiedade têm relação com mecanismos de defesa dos organismos diante de estímulos que colocam em risco sua integridade. Os principais sistemas de defesa são o Sistema Cerebral de Defesa (SDC) e o Sistema de Inibição Comportamental (SIC).

    Nota legal
  • Janúcia  Gomes

    Janúcia Gomesrespondeu:

    Psicólogos (Curitiba)

    Olá, O transtorno de ansiedade generaliza - conhecido como TAG, é um conjunto de sintomas fisiológicos e psicológicos que caracterizam esse quadro psiquiátrico. Dentre estes são: palpitações, sudorese, formigamento, falta de ar, sensação de desmaio, sensação de algo ruim acontecendo, necessidade de deixar o local momentaneamente, pessimismo relacionado ao que está por vir, medo, ... Para ser considerado TAG o paciente deve apresentar estes sintomas no mínimo de 1 à 6 meses. O tratamento adequado é a combinação de acompanhamento médico com ansiolíticos em conjunto com psicoterapia. Vale lembrar que esta combinação, principalmente quando num estado mais agudo, é o que facilita a melhora do paciente, pois um não substitui o outro.