Pensamentos obsessivos: vou dormir, mas se eu não acordar mais, o telefone vai tocar de madrugada,minha filha esta com dor de garganta e vai morrer. Qual a conduta a ser tomada? O que isso significa?

  • 5 Respostas
  • 53 consultas
  • Antonio Vaszken

    Antonio Vaszkenrespondeu:

    Psicólogos (São Paulo)

    Pensamentos obsessivos, de modo geral, provocam grande angústia, e ao mesmo tempo, são resultado de uma angústia. É difícil identificar o que veio primeiro: o pensamento ou a angústia que o gerou? Esse tipo de fenômeno revela estagnação e paralisia. A pessoa baseia suas ações a partir de seus pensamentos. Portanto, nessa situação específica, agir a partir dos pensamentos obsessivos, apenas irá provocar uma angústia cada vez maior. O recomendado é esperar esses pensamentos passarem. Sim , eles vêm e da mesma forma irão embora. Focar e realizar atividades prazerosas. Investigar e re-descobrir: O que me traz prazer? O que me orienta para ser feliz? A dica é buscar alinhamento e coerência entre pensar sentir e agir. Nesse caso, também é recomendável a psicoterapia ou psicanálise.

    Nota legal
  • Danieli Cristina Bonetti Marció

    Danieli Cristina Bonetti Marciórespondeu:

    Psicólogos (Xanxerê)

    Apresentar este tipo de pensamento, geralmente resulta em grande sofrimento, por vezes dificultando a realização de atividades cotidianas. Em alguns momentos, além dos pensamentos obsessivos podem ocorrer alguns rituais, que envolvem checagem, limpeza etc. É como se fosse necessário realizar alguma ação para que o pensamento invasivo deixe de estar presente. Importante compreender que o pensamento não terá força para ocasionar o evento do qual se teme. Nestes casos é necessária a avaliação especializada, para entender ao que estão atrelados os pensamentos e eventuais rituais, com vistas a serem trabalhados os aspectos emocionais para minimizar o sofrimento. Psicóloga Danieli Marció CRP-12/09218

    Nota legal
  • Virgínia Uchôa

    Virgínia Uchôarespondeu:

    Psicólogos (Fortaleza)

    O Interessante é você buscar terapia para entender o que tá acontecendo. Muitas vezes esse tipo de sentimento vem mais de uma infinidade de questões mal resolvidas. E seria interessante, também, buscar um psiquiatra para que ele possa fazer uma avaliação. Em alguns casos é necessário fazer um tratamento medicamentoso, para que você possa sair da crise e ir trabalhando aos poucos as questões psicologicas. Caso tiver duvidas pode entrar em contato comigo pelo telefone 85 99966 7300

    Nota legal
  • Neulandia  Luiza da Costa

    Neulandia Luiza da Costarespondeu:

    Psicólogos (Lagoa Santa)

    Bom dia! Conforme o seu relato, você percebe que existe algo importante acontecendo e causando transtornos. Isso é positivo para a evolução do tratamento. Sugiro que você faça uma avaliação com o psiquiatra e inicie o acompanhamento psicológico. A terapia comportamental é muito indicada para essas situações. Abraço!

    Nota legal
  • Miguel Ângelo  José Velloso de Almeida

    Miguel Ângelo José Velloso de Almeidarespondeu:

    Psicólogos (Brasília)

    Prezado(a) senhor(a)! Aparentemente, numa análise semiológica superficial, são sintomas obsessivos, embora, considerando o diagnóstico diferencial e que "sintomas ou entidades semiológicas" não são "transtornos ou entidades nosológicas", não posso chegar a uma conclusão. A relação causa/efeito distorcida pode ser um sintoma obsessivo ou alteração dos juízos. Entretanto, parece-me mais um sintoma obsessivo pela sua crítica parcial. Nesse caso, é mais comum em entidades nosológicas como o TOC. O enfermo psíquico sente-se responsável irrealisticamente, caso uma circunstância adversa ocorra para outra pessoa ou para si, mesmo que a causa não seja lógica. Sugiro buscar auxílio psicológico (alguma terapia cognitiva) a fim de identificar seu problema e tratá-lo. Atenciosamente Dr. Miguel Ângelo