Por que ficar sem venlafaxina apenas um dia ja sentimos a falta dele no organismo?

  • 2 Respostas
  • 76 consultas
  • Dra. Paula  Reis Dos Santos Trezena Christino

    Dra. Paula Reis Dos Santos Trezena Christinorespondeu:

    Psiquiatras (Rio de Janeiro)

    Porque a meia vida da venlafaxina é curta, além desse efeito citado a descontinuação abrupta costuma causar muitos efeitos desagradáveis.

    Nota legal
  • Dr. Frederico Navas Demetrio

    Dr. Frederico Navas Demetriorespondeu:

    Psiquiatras (São Paulo)

    A venlafaxina possui uma "meia-vida" curta no sangue dos pacientes (meia-vida é o tempo necessário para que a concentração plasmática de um medicamento caia pela metade). Sendo assim, todas as formas disponíveis de venlafaxina no mercado possuem mecanismo de "liberação controlada" para tentar contornar o problema. Algumas pessoas, no entanto, são bastante sensíveis à redução da quantidade do medicamento no sangue, podendo sentir "falta" (síndrome de descontinuação) do mesmo em apenas um dia sem tomar a medicação (em geral se leva três dias para isso ocorrer). Algumas "marcas" de venlafaxina também podem ter mecanismos de liberação mais eficazes q outras. Não interrompa nenhum medicamento por conta própria, converse com seu médico sobre como evitar a síndr de descontinuação da venlafaxina