Qual a diferença do citalopram com o escitalopram é a Juliana quem pergunta

  • 2 Respostas
  • 6.654 consultas
  • Dra. Rita Cytryn

    Dra. Rita Cytrynrespondeu:

    Psiquiatras (Salvador)

    AMBOS MEDICAMENTOS SÃO EXCELENTES E MUITO PARECIDOS. O QUE MUDA É UM RADICAL DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA. SIGA A ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO ASSISTENTE. BOA SORTE

    Nota legal
  • Dr. Frederico Navas Demetrio

    Dr. Frederico Navas Demetriorespondeu:

    Psiquiatras (São Paulo)

    "escitalopram" (S-citalopram) é um dos dois enantiômeros do citalopram. Citalopram é a mistura racêmica (em partes iguais) dos enantiômeros R-citalopram e S-citalopram, onde somente o S-citalopram funciona como antidepressivo, enquanto o R-citalopram ocupa o sítio receptor sem fazer efeito algum. Sendo assim, em tese, metade da dose em S-citalopram (por exemplo, 10mg) funciona MELHOR que a dose plena de citalopram (por exemplo, 20mg), pois contém a mesma quantidade de moléculas ativas (S-citalopram) e NENHUMA molécula inativa (R-citalopram), que ocuparia o sítio receptor (não permitindo a ligação da molécula ativa S-citalopram) sem fazer qualquer efeito benéfico e ainda impedindo a ligação do S-citalopram. Na prática clínica, de fato o escitalopram é superior ao citalopram.