Quando o quadro depressivo é considerado pela medicina grave?

  • 1 Responder
  • 218 consultas
  • Dr. Frederico Navas Demetrio

    Dr. Frederico Navas Demetriorespondeu:

    Psiquiatras (São Paulo)

    Não há parâmetros rígidos para definir uma depressão como "grave"; a presença de sintomas psicóticos (perda de contato c a realidade, delírios, alucinações) e/ou ideação suicida caracterizam sempre um quadro "grave", mas pacientes fortemente disfuncionais, com perda de apetite causando desnutrição, por exemplo, também são "graves". Só um exame psíquico cuidadoso, feito pelo médico psiquiatra, pode caracterizar a gravidade da depressão.