Se eu tiver que fazer uma descida repentina de certa altitude, existe uma maneira que eu possa evitar a dor de ouvido?

  • 1 Responder
  • 186 consultas
  • Dr. Doctuo

    A dor de ouvido por causa da diminuição repentina de altitude é provocada pelo tímpano sendo puxado para dentro. Isso ocorre porque o espaço do ouvido médio sofre menos pressão do espaço do ar em torno de seu corpo. Os chicletes, engolir algo, tomar qualquer líquido com um canudinho ou fazer uma manobra de Valsalva irão igualar a pressão do espaço do ouvido com a atmosfera. Para fazer uma manobra de Valsalva, preda o nariz com os dedos, feche a boca e sopre o ar, empurrando-o contra os ouvidos.