Será que estou grávida aos 40 anos de idade? Fiz laqueadura há 10 anos. Sinto dor abdominal inferior, dor nas costas, tontura, estou indo ao banheiro mais regularmente, durmo além do que costumava, não consigo ficar confortável durante a noite, tenho uma sensação empanzinamento e meus seios estão grandes e pesados.

  • 1 Responder
  • 654 consultas
  • Dra. Doctuo

    Sim, mas muito improvável. A cirurgia de ligadura tubária bilateral é muito eficaz, as taxas de falha são de 1% ao ano. Tendo em conta que a cirurgia foi eficaz durante 10 anos, você tem 40 de idade e está muito menos fértil do que era quando fez a cirurgia, isso é o suficiente para achar que seria muito improvável que estivesse grávida. Os sintomas podem ser devido a muitas outras causas que não a gravidez. Felizmente os testes de gravidez são muito precisos, se tiver passado pelo menos de 12 a 14 dias após a ovulação. Os exames de sangue são mais precisos do que os testes de farmácia. Sugiro que faça um teste em casa ou vá ao médico para fazer um exame de sangue e, em seguida, se não estiver grávida, faça uma consulta com um clínico geral ou ginecologista.