Sinto tontura ao sair da cama, ao me curvar e quando vou me deitar caio na cama derepente. Isso é algo sério? Além disso, tenho dor de cabeça na testa. Sou uma mulher de 68 anos e não tenho um histórico de problemas de saúde.

  • 1 Responder
  • 465 consultas
  • Dr. Doctuo

    Acredito que seja vertigem (sensação de que tudo está girando). Ela é desencadeada por certos movimentos. Existem várias causas que a causam. A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é uma das mais comuns, acredita-se que as partículas microscópicas em seu ouvido interno geram impulsos falsos que criam a ilusão de movimento. A VPPB pode ser tratada com anti-histamínicos e também com uma série de exercícios chamados de Semont e manobras de Epley. Outras causas possíveis de vertigem incluem labirintite aguda (geralmente devido a uma infecção viral) ou doença de Ménière e neurinoma do acústico. (Os dois últimos problemas são geralmente associados com algum grau de perda auditiva.) Se a sua vertigem persistir, vá ao médico. Se você tiver VPPB, ele/ela pode ser capaz de demonstrar as manobras que irão aliviar o seu problema.