Tive um cisto ósseo em 2005, fiz o tratamento não havia evidencia de neoplasia teve alta 2015 e em 2016 comeci a treinar muay thay gostaria de saber se isso faz o cisto voltar?

  • 1 Responder
  • 113 consultas
  • Dr. Antonio  Batalha Castello Neto

    Dr. Antonio Batalha Castello Netorespondeu:

    Ortopedistas e Traumatologistas (São Lourenço)

    Esportes de contato, incluindo artes marciais, podem provocar fraturas indesejadas em pacientes que apresentam algum tipo de fragilidade óssea. A fratura é a forma de apresentação mais comum que leva ao diagnóstico do cisto ósseo. Um pseudo-tumor de etiologia mesenquimal fibrosa mais incidente na metáfise de ossos longos como o Úmero (Braço), Fêmur Proximal (Quadril) e Calcâneo (Calcanhar). O risco de retorno existe (não pela prática esportiva) e é maior nos primeiros 10 anos do diagnóstico, está associado a resolução incompleta, forma multicameral e tamanho inicial (cistos grandes). O tratamento é indicado de forma individualizada (caso a caso).