Um paciente da entrada no hospital com uma bala de arma de fogo na região do abdomen, que tipo de cirugia é feita?

  • 2 Respostas
  • 108 consultas
  • Dr. Nuberto Hopfgartner Teixeira

    Dr. Nuberto Hopfgartner Teixeirarespondeu:

    Cirurgiões Plásticos (São Paulo)

    Tem um protocolo grande a partir desta pergunta: Estável ou instável ? Deve-se seguir o protocolo de atendimento do ATLS (ABCDE do atendimento ao trauma) A - garantir a via aerea B - garantir a ventilação C - estabilizar a circulação, Pressão, perfusão tecidual D - Exame neurológico sumário. E - Expor paciente ao exame fisico detalhado e revisar historia apôs controle dos intensa acima. A Cirurgia ou não será estabelecida apôs os passos acima.

    Nota legal
  • Dr. Diego Carvalho Gomes De  Moraes

    Dr. Diego Carvalho Gomes De Moraesrespondeu:

    Cirurgiões gerais (Patos de Minas)

    Vai depender de onde a bala entrou, se tem evidências de ter passado em algum órgão. Em geral, será realizado uma laparotomia exploradora para identificar as lesões. Mas só o médico que atendeu o paciente para definir a conduta.