Medicamentos: Bula Etna

Laboratório: Laboratório Gross S. A.

O que é Etna

Etna® Injetável é indicado no tratamento de alguns tipos de doença nos nervos periféricos, tais como trauma ou compressão locais.

Antes de tomar Etna

Etna® Injetável pode afetar ou ser afetado pelos seguintes medicamentos (em ordem alfabética): alopurinol, amprenavir, atazanavir, cimetidina, cisatracúrio, citicolina, diidroergotamina, eritromicina, estavudina, fenitoína, lamivudina, metropolol, nadolol, óxido nitroso, pentobarbital, propafenona, propofol, propranolol, ribavirina, ritonavir, succinilcolina, zalcitabina e zidovudina. Álcool interfere na quantidade de um dos componentes de Etna® (UTP) no sangue e pode interagir com a lidocaína presente na ampola de diluente. Se você for tomar Etna® Injetável, informe seu médico se é portador de doença cardíaca ou neurológica (convulsões, epilepsia). Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Como tomar Etna

O esquema posológico sugerido de Etna® Injetável é: 1 ampola de Etna® Injetável IM uma vez ao dia por 3 dias, seguida de 2 cáps. de Etna® de oito em oito horas por 30 a 60 dias. Este esquema pode ser modificado de acordo com o julgamento médico. Posologia e duração do tratamento com Etna® Injetável serão determinadas por prescrição médica. A dosagem máxima é a determinada pela posologia do produto, porém podendo ser alterada a critério do médico prescritor. Aspirar com um seringa estéril descartável, o líquido diluente contido na ampola e injetá-lo no frascoampola âmbar contendo o produto liofilizado (pó). Após a diluição, reaspirar o conteúdo já diluído (2 mL) com a mesma seringa estéril descartável e administrar imediatamente por via intramuscular com técnica de injeção apropriada. A concentração dos componentes de Etna® Injetável depois de diluído é: CMP 5,0 mg, UTP 3,0 mg e acetato de hidroxocobalamina 2,0 mg. Para reconstituição, utilizar somente o diluente que compõe o produto Etna® Injetável. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Possíveis reações adversas Etna

Etna® Injetável, além de alergia (coceira, rinite, urticárias), também pode causar reações no coração (arritmias), formigamentos e convulsões (todas estas reações são mais comuns em pessoas que já tenham problemas no coração ou neurológicos). Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO? Não são conhecidos os efeitos do uso de Etna® Injetável em grande quantidade. Todavia, se isto ocorrer, procure o pronto-socorro. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações. REG-MS Nº. 1.0444.0050 FARM.RESP.: Marcio Machado CRF-RJ Nº. 3045 LABORATÓRIO GROSS S.A. Rua Padre Ildefonso Penalba, Nº. 389. CEP: 20775-020 Rio de Janeiro RJ CNPJ: 33.145.194/0001-72 Indústria Brasileira www.gross.com.br Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 709 7770; sac@gross.com.br Fabricado por: EUROFARMA LABORATÓRIOS S/A. Av. Ver. José Diniz, 3465, Campo Belo - São Paulo SP Registrado por: LABORATÓRIO GROSS S.A.

Conservação Etna

Proteger Etna® Injetável da luz. Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30 ºC). Etna® Injetável é composto por um frasco-ampola de cor âmbar com pó de coloração rosa e uma ampola incolor com líquido diluente também incolor. Etna® Injetável deve ser injetado imediatamente por via intramuscular após a diluição do conteúdo do frasco-ampola pelo diluente. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Recomienda
Temos 1 perguntas e respostas relacionadas com: Etna
Você tem dúvidas sobre saúde?

200 / 200

O número mínimo de caracteres para publicar são 15

Lembre-se
  • Seja breve e claro
  • Sua pergunta será anônima.
  • Em caso de urgência entre em contato diretamente com seu médico.