Medicamentos: Bula Matersupre

Laboratório: Laboratório Teuto Brasileiro S/A

O que é Matersupre

Este medicamento é indicado como suplemento vitamínico e mineral durante os períodos de gravidez e amamentação. É indicado na prevenção dos estados de carência nutricional antes da gravidez. Matersupre® também está indicado na prevenção da anemia megaloblástica (anemia no qual a medula óssea produz células vermelhas e brancas do sangue gigantes e imaturas).

Antes de tomar Matersupre

Matersupre® contém íons, os quais podem causar dano e morte em crianças. Se Matersupre® for ingerido por crianças, procure atendimento médico imediatamente. O ácido ascórbico pode proporcionar um aumento da formação de cristais urinários, portanto Matersupre® deve ser administrado com cuidado a pacientes com deficiência na filtragem renal. Deve ser administrado com cautela a pacientes com história de úlcera péptica e a pacientes com Diabetes mellitus ou insuficiência hepática. Matersupre® administrado em quantidades excessivas pode levar a hipercalcemia (altos níveis de cálcio no sangue), pois contém cálcio em sua formulação. Também pode ocorrer hiperuricemia (presença de níveis altos de ácido úrico no sangue) e possibilidade de gota com o uso excessivo de Matersupre®. O ácido fólico pode parcialmente corrigir o prejuízo hematológico devido à deficiência da vitamina B12 na anemia perniciosa (anemia devido a deficiência de vitamina B12), embora a associação cause progressão de danos neurológicos. Em raros casos a associação pode causar hipersensibilidade alérgica após a administração do ácido fólico. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. Este produto contém o corante amarelo de TARTRAZINA que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico. A piridoxina presente em Matersupre® pode reduzir os efeitos da levodopa, mas isso não ocorre se um inibidor da dopa-descarboxilase é administrado. O uso concomitante de fenobarbital com Matersupre®, devido a presença de piridoxina pode aumentar a concentração sérica deste fármaco. O uso concomitante de isoniazida, penicilamina e contraceptivos orais com Matersupre® aumenta a necessidade de piridoxina. O uso concomitante de diuréticos tiazídicos (hidroclorotiazida, clortalidona) com a vitamina D aumenta o risco de hipercalcemia. A concentração plasmática de cálcio deve ser monitorada em pacientes tratados concomitantemente com estas drogas. Carbamazepina, fenobarbital, fenitoína e primidona podem aumentar a requisição de vitamina D, quando usados concomitantemente com Matersupre®. Colestiramina, colestipol e orlistate interferem na absorção da vitamina E. Altas doses de vitamina E, aumentam os efeitos dos anticoagulantes orais (varfarina) O ácido nicotínico pode aumentar a requisição de insulina e hipoglicemiantes orais. Altas doses de zinco podem inibir a absorção gastrintestinal de cobre. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Como tomar Matersupre

Tome o comprimido com um pouco de líquido, sem mastigá-lo. A dosagem recomendada para antes, durante e depois da gravidez, é de um comprimido ao dia, ou conforme orientação médica. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. 7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO? Caso você tenha se esquecido de utilizar uma das doses de Matersupre®, utilize a dose assim que você se lembrar. Caso esteja perto do momento da utilização da próxima dose não utilize uma dose duplicada, omita a dose esquecida. Continue normalmente a utilizar as próximas doses, nos horários normais. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgiãodentista.

Possíveis reações adversas Matersupre

Raramente podem ocorrer hepatotoxicidade e insuficiência renal. Também podem ocorrer diarréia, dor abdominal, náusea, vômito, irritação gástrica, gastrite e outros distúrbios gastrintestinais. Pode também ocorrer fadiga e fraqueza. Quantidades excessivas também podem levar a hipercalcemia, devido à presença de cálcio em Matersupre®. Reações de hipersensibilidade tais como urticária, angioedema, hemorragia cutânea ou púrpura, febre, artralgia, linfadenopatia e eosinofilia também podem ocorrer. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento. 9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO? Pode ocorrer intensificação das reações adversas quando altas doses do medicamento são ingeridas. Recomenda-se indução do vômito e lavagem gástrica. A administração de agentes quelantes para remoção dos íons também é recomendada. Pode também ser administrado leite ou carbonatos alcalinos e carvão ativado. Recomenda-se procurar imediatamente o médico. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações. DIZERES LEGAIS M.S. no 1.0370.0513 Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva CRF-GO no 2.659 LABORATÓRIO TEUTO BRASILEIRO S/A. CNPJ 17.159.229/0001 -76 VP 7-D Módulo 11 Qd. 13 DAIA CEP 75132-140 Anápolis GO Indústria Brasileira Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

Conservação Matersupre

MEDICAMENTO? O produto deve ser mantido em sua embalagem original, conservado em temperatura ambiente (15 a 30°C). Proteger da luz e umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Matersupre® se apresenta na forma de comprimido revestido oblongo de cor bege. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Você tem dúvidas sobre saúde?

200 / 200

O número mínimo de caracteres para postar sua pergunta é: 15.

Lembre-se
  • Seja breve e claro
  • Sua pergunta será anônima.
  • Em caso de urgência entre em contato diretamente com seu médico.