Faço uso do medicamento Rivotril, 1 mg ao dia, antes de dormir dese o ano de 2006 pretendo suspender o uso, e passar a fazer uso de Melatonina 5 Mg. Como realizar o desmame do Rivotril?

  • 2 Respostas
  • 491 consultas
  • Dra. Carolina  Modena Bassi Figuinha

    Dra. Carolina Modena Bassi Figuinharespondeu:

    Psiquiatras (Sorocaba)

    É necessário o acompanhamento e avaliaçao de um psiquiatra ou neurologista. Primeiro é necessário fazer uma avaliaçao diagnóstica, para ver a causa da insônia. A insônia, entre outras causas, pode ser secundária a um quadro ansioso ou depressivo. O especialista pode ainda solicitar exames laboratoriais e um estudo do sono, a fim de esclarecer a causa da insônia. O Rivotril, assim como outros benzodiazepínicos, apuós longo tempo de uso, devem ser retirados lentamente para não haver sintomas de abstinência. Somente o seu médico pode orientar de maneira segura a maneira de fazer isto. Não há estudos suficientes para validar o uso da melatonina para tratamento da insônia. Existem outras medicaçoes seguras que podem substituir os benzodiazepínicos, com segurança e validaçao científica.

    Nota legal
  • Dr. Almir  Borba De Bastos

    Dr. Almir Borba De Bastosrespondeu:

    Psiquiatras (Rio Grande)

    A suspensão / retirada de medicamento Benzodiazepínico deve ser SEMPRE orientada por médico (preferencialmente psiquiatra). Assim, no seu caso, sugiro que solicite orientações sobre a suspensão do medicamento Rivotril 1mg ao médico que lhe prescreve, desde o ano 2006, tal medicação.