Que efeitos têm nos olhos passar muitas horas em frente ao computador?

  • 1 Responder
  • 210 consultas
  • Dra. Renata dos Reis Correa

    Dra. Renata dos Reis Correarespondeu:

    Oftalmologistas (Uberlândia)

    O principal efeito de passar muitas horas em frente ao computador é o ressecamento ocular. Quando estamos concentrados lendo algo piscamos até 3 vezes menos que o normal, com isso o filme lacrimal se evapora da superfície ocular, deixando o olho seco, pois só produzimos lágrimas quando piscamos. Os principais sintomas são ardência, vermelhidão, coceira, embaçamento visual e podemos ter lacrimejamento reflexo, que é uma grande quantidade de lágrima produzida de uma vez na tentativa de lubrificar os olhos, parecendo que a pessoa está chorando. Além disso, como o ressecamento da superfície embaça a visão, forçamos mais os olhos para enxergar com nitidez, o que pode causar dor de cabeça. Lembre-se de piscar enquanto estiver trabalhando, faça pausas a cada 1 hora e use lubrificantes oculares!