Alguns medicamentos poderiam criar uma reação adversa? Passei por uma situação altamente confusa e desorientada, junto com desequilíbrio, falta de coordenação e dor de cabeça. Fui parar no hospital por causa disso. Tomei medicamentos e suplementos: Elavil, Prozac e Erva de São João.

  • 1 Responder
  • 227 consultas
  • Dr. Doctuo

    Essa é uma combinação muito perigosa de medicamentos. Você deve ser considerar um felizardo porque as coisas não foram piores! Você não indicou as doses que está tomando, mas a combinação de Elavil e Prozac podem causar problemas se forem administrados em doses suficientemente altas. O Prozac eleva os níveis sanguíneos de Elavil e pode resultar em uma overdose quando os dois estão juntos, mesmo se ambos são tomados em doses habituais. Isso não quer dizer que não podem ser usados em conjunto, mas deve ser feito com cuidado, e, geralmente, com monitoramento dos eletrocardiogramas e os níveis sanguíneos de Elavil. No entanto, o perigo real na sua combinação foi a Erva de São João. John. Ela tem um grande número de interações medicamentosas e alguns deles são muito graves. De acordo com algumas estimativas, a Erva de São João pode interagir com até 40% de todos os medicamentos prescritos. Ela pode aumentar ou diminuir os níveis sanguíneos de muitas outras drogas, em alguns casos, mais de 10 vezes. Há muitos relatos de reações potencialmente fatais quando a Erva de São João foi combinada com antidepressivos prescritos. Pode acontecer um problema potencialmente fatal chamado de síndrome de serotonina e seus sintomas certamente poderia ser devido a isso. A Erva de São João nunca deve nunca ser tomada com qualquer tipo de prescrição de antidepressivos por causa das interações com drogas que podem causar risco de risco de vida. O fato de que é uma “erva natural” ou um “suplemento” não faz qualquer diferença. Seu corpo não faz qualquer distinção entre substâncias “naturais” e “artificiais” e os produtos “naturais” podem ser extremamente prejudiciais em alguns casos. Afinal, o arsênico, cianureto, chumbo, estricnina e são todos “produtos naturais”. A evidência de que a Erva de São João serve para a depressão não faz muito sentido, em qualquer caso. A maioria dos relatos de sua eficácia tem vindo de pequenos estudos em que os participantes sabiam o que estavam tomando. Mesmo se a Erva de São João, na verdade, funciona, provavelmente ela não deve ser usada porque tem muitas interações medicamentosas graves. Além do risco de vida quando administrada com antidepressivos, há um número de ocorrências de insuficiência de transplantes de órgãos e terapia de HIV relacionado com a utilização da erva juntamente com outros medicamentos. Vários medicamentos foram retirados do mercado por poucas interações e é altamente improvável que a Erva de São João jamais será aprovada como um medicamento de prescrição por causa de suas interações, mesmo que ela atenda a todos os outros requisitos para uma prescrição medicação.