O que é ceratocone, como tratar?

  • 2 Respostas
  • 141 consultas
  • Dra. Laurinda Meneguette

    Dra. Laurinda Meneguetterespondeu:

    Oftalmologistas (Maringá)

    O ceratocone e uma patologia que se desenvolve na córnea, fazendo que a área afetada fique mais fina e mais prolapsada que o normal. Tal afecção geralmente surge na adolescência e pode progredir ate próximo os 35 anos na maioria dos casos, levando a alterações visuais. O tratamento depende do acometimento da córnea, visão do paciente e se esta ou não havendo evolucao do ceratocone. Dependendo da avaliação oftalmologica, levando em consideracao principalmente esses fatores, o tratamento pode ser desde consultas de rotina a cada 6 mese S(para dectar evolucao precocemente), óculos, lente de contato, anel intra-estromal, cross linking e em alguns casos o traante de córnea se torna necessário para restabelecer a visão. Consulte seu oftalmologista de confiança para maiores esclarecimentos.

    Nota legal
  • Dra. Renata dos Reis Correa

    Dra. Renata dos Reis Correarespondeu:

    Oftalmologistas (Uberlândia)

    Ceratocone é uma doença de caráter genético que afeta a córnea, superfície do olho, aparece geralmente na adolescência e evolui até cerca dos 33 anos de idade. A córnea vai ficando fina e irregular, provocando aparecimento de um grau chamado astigmatismo miópico. Casos leves podem ser tratados com lentes de contato rígidas, o que dará boa visão ao paciente. Em casos que ocorram piora progressiva a cada 6 meses é indicado crosslink, um procedimento terapêutico que ajuda a enrijecer a córnea e estabilizar a doença. Se o astigmatismo induzido pela doença for alto podemos avaliar implante de anéis corneanos intra-estromais ou até mesmo traante de córnea.