Medicamentos: Bula Panotil

Laboratório: Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda.

O que é Panotil

Ação esperada do medicamento Panotil é uma solução para uso local no ouvido, composta da associação de dois antibióticos com um corticosteróide e um anestésico local, indicada no tratamento de infecções do canal do ouvido (otites externas agudas e crônicas acompanhadas de dor, furunculose do conduto auditivo, dermatoses alérgicas do tipo exsudativo seborréico e eczematoso do conduto auditivo e pavilhão auricular). Otalgias (dor) de várias origens.

Antes de tomar Panotil

Panotil® destina-se exclusivamente ao uso otológico para administração em gotas no conduto auditivo. Siga as orientações do seu médico, pois em alguns casos, Panotil é tratamento coadjuvante e, o uso de outro antibiótico e/ou outros medicamentos faz-se necessário. Panotil® não deve ser utilizado por longo período sem adequada supervisão médica. Uso em Idosos Deve-se seguir as orientações gerais descritas na bula. Gravidez e Lactação Panotil não deve ser usado na gravidez e durante a lactação uma vez que não há estudos adequados e bem controlados com o produto nessas situações. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se estiver amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista. Interações Medicamentosas Até o presente momento não foram descritas interações medicamentosas. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Como tomar Panotil

Cuidados de Administração O uso de Panotil deve ser exclusivamente no ouvido. O paciente deve estar deitado de lado com o ouvido a ser tratado para cima, não levantando imediatamente após a aplicação. Ao se instilar as gotas deve-se ter o cuidado de não tocar o bico do aplicador no ouvido ou com os dedos, a fim de não contaminar o mesmo. Se indicado repita o procedimento no outro ouvido. Instilar 3 a 5 gotas de Panotil® no ouvido, 2 a 4 vezes ao dia, ou a critério médico. Um algodão impregnado com o medicamento pode ser introduzido no canal auditivo após a aplicação. O tempo do tratamento varia conforme a rapidez da resposta terapêutica e da etiologia da afecção. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Interrupção do tratamento É importante usar Panotil® pelo período de tempo prescrito pelo médico, mesmo que ocorra a melhora dos sintomas.

Possíveis reações adversas Panotil

Pode ocorrer alergia em pacientes sensíveis aos componentes da fórmula, assim como, dermatite alérgica, prurido (coceira) e irritação no local da aplicação. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento. 9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO? Deve-se lavar o ouvido com água em abundância retirando o excesso de medicação e procure orientação médica. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações. Informe-se também com o SAC Zambon (0800 017 7011 ou www.zambon.com.br) em casos de dúvidas. III- DIZERES LEGAIS MS 1.0084.0102 Farmacêutica Responsável: Erica Maluf - CRF-SP 19.664 Registrado por: ZAMBON Laboratórios Farmacêuticos Ltda. Av. Ibirapuera, 2332 - Torre I 12º Andar - Indianópolis CEP: 04028-002 - São Paulo/SP CNPJ nº. 61.100.004/0001-36 Indústria Brasileira Fabricado e embalado por: BOEHRINGER Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda. Rod. Regis Bittencourt (BR 116), Km 286 Itapecerica da Serra - São Paulo/SP CNPJ nº. 60.831.658/0021-10 Indústria Brasileira Embalado por: LABORPACK Embalagens Ltda. Rua João Santana Lete, 360 Campo da Vila Santana de Parnaíba CEP: 06501-230

Conservação Panotil

O medicamento deve ser guardado, antes e após a abertura da embalagem à temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Panotil® apresenta-se sob a forma de soluções límpida, incolor e livre de impurezas. Antes de usar observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Recomienda
Você tem dúvidas sobre saúde?

200 / 200

O número mínimo de caracteres para publicar são 15

Lembre-se
  • Seja breve e claro
  • Sua pergunta será anônima.
  • Em caso de urgência entre em contato diretamente com seu médico.