Medicamentos: Bula Piroxicam Geolab

Laboratório: Geolab Indústria Farmacêutica S/A

O que é Piroxicam Geolab

O piroxicam é indicado para o tratamento da inflamação local (reação do sistema de defesa a agressão, manifestada por dor, calor, vermelhidão local; que se intensa, pode incomodar e/ou aumentar a agressão), tais como: osteoartrite (ou artrose: processo de desgaste das articulações), tendinite (inflamação do tendão, parte fibrosa que liga os músculos aos ossos e articulações), tenossinovite (inflamação do tendão e das articulações, chamadas popularmente de juntas), periartrite (inflamação das partes que envolvem uma articulação), luxações (desencaixe de uma articulação), entorses (agressão ou pancada que ocorre em uma articulação - popularmente conhecida como juntas) e lombalgia (dor da região nas costas). O piroxicam também é indicado por sua ação analgésica (redução ou desaparecimento da dor).

Antes de tomar Piroxicam Geolab

O piroxicam é indicado somente para uso externo. O piroxicam deve ser aplicado no local afetado. Não aplique o gel nos olhos, mucosas, sobre lesões abertas ou outros tipos de lesões na pele que, de acordo com seu médico, possam afetar o local da aplicação. Interrompa o uso do piroxicam se no local de aplicação ocorrer irritação. O uso de piroxicam pode causar nefrite intersticial (tipo de inflamação nos rins), síndrome nefrótica (doença das células renais que gera perda de proteína) e insuficiência renal (diminuição da função dos rins). Os pacientes devem ser orientados e monitorados de perto quanto aos sinais e sintomas de reações da pele. Sempre avise ao seu médico todas as medicações que você toma quando ele for prescrever uma medicação nova. O médico precisa avaliar se as medicações reagem entre si alterando a ação, uma da outra; isso se chama interação medicamentosa. Deve-se evitar o uso concomitante de piroxicam com AINEs (medicamento que bloqueia a inflamação e que não é derivado de hormônios), incluindo os inibidores da COX-2. Foram relatadas reações cutâneas de risco à vida, síndrome de Stevens-Johnson (SSJ- (reações que acontecem na pele, muito graves, podendo ser causadas por infecções por vírus, fungos, bactérias, vacinas e medicamentos), e necrólise epidérmica tóxica (NET- reação que quando a camada superficial da pele se solta em lâminas) com a administração sistêmica de piroxicam. Essas reações não foram associadas com o uso tópico de piroxicam, mas a possibilidade de ocorrência com piroxicam tópico não pode ser descartada. No caso de sinais ou sintomas de SSJ ou NET (p. ex. rash cutâneo progressivo geralmente com bolhas ou lesões nas mucosas) aparecerem, o tratamento com piroxicam deve ser descontinuado. O uso de AINEs, incluindo piroxicam, pode causar infertilidade temporária em algumas mulheres. Alguns estudos sugerem que o uso do piroxicam pode aumentar o risco de aborto espontâneo no início da gravidez. Não foram realizados estudos controlados em pacientes menores de 12 anos. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. Se você está amamentando ou pretende amamentar, não é recomendado usar piroxicam, já que ele é excretado pelo leite e a segurança deste medicamento para as mulheres e crianças não é conhecida. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

Como tomar Piroxicam Geolab

O piroxicam é indicado somente para uso externo. Aplique 1 grama (aproximadamente 1cm) do piroxicam diretamente sobre (topicamente) na área afetada, de 3 a 4 vezes ao dia. Espalhe completamente sobre a pele, sem deixar qualquer resíduo. Não utilize nenhuma bandagem (faixa) após a aplicação do medicamento. O tratamento deve ser feito enquanto persistirem os sintomas. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Possíveis reações adversas Piroxicam Geolab

Não têm sido relatados com frequência efeitos colaterais relacionados ao piroxicam na forma de gel e os observados foram de natureza leve a moderada, tais como: irritação local, eritema (manchas avermelhadas na pele), rash (erupção da pele, geralmente avermelhada), descamação pitiroide (semelhante a que ocorre na pitiríase, uma micose com formação de escamas de cor branca a castanha), prurido (coceira) e reações no local de aplicação, dermatite de contato (um tipo de reação alérgica da pele onde há contato com a medicação), eczema (inflamação da pele que pode apresentar vermelhidão, inchaço, bolhas, crostas, descamação, coceira e ardência) e reação de fotossensibilidade na pele (sensibilidade exagerada da pele à luz solar ou a outro estímulo luminoso). (vide item 3. Quando não devo usar este medicamento? E item 4. O que devo saber antes de usar este medicamento?). Espalhe o gel completamente, quando isso não é feito, o gel pode levar a uma descoloração leve e passageira da pele, também podendo causar manchas em roupas. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento. 9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO? A ocorrência de superdose com esta preparação tópica não é comum. V.01_02/2014 Caso ocorra superdose do medicamento, avise ao seu médico para que ele possa monitorar as possíveis reações. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações. Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica. VENDA SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA. N.º do lote, Data de Fabricação e Prazo de Validade: VIDE CARTUCHO. Registro M.S. nº 1.5423.0079 Farm. Resp.: Rafaella C. A. Chimiti - CRF-GO n° 4262 GeoLab Indústria Farmacêutica S/A CNPJ: 03.485.572/0001-04 VP. 1B QD.08-B MÓDULOS 01 A 08 - DAIA - ANÁPOLIS GO www.geolab.com.br Indústria Brasileira SAC: 0800 701 6080 Esta bula foi atualizada conforme Bula Padrão aprovada pela Anvisa em 05/12/2013. V.01_02/2014 Anexo B Histórico de Alteração para a Bula Dados da submissão eletrônica Data do expediente 26/08/13 04/02/14 Dados da petição/Notificação que altera a bula Número expediente Assunto 0707941/13-9 10459 GENÉRICO Inclusão Inicial de Texto de Bula RDC 60/12 - 10452 GENÉRICO Notificação de Alteração de Texto de Bula RDC 60/12 Data do expediente - - Número expediente - - Assunto - - Data da Aprovação Dados das alterações de bulas Itens de bula Versões (VP/VPS) - Versão Inicial VP e VPS - 3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? VP 4. CONTRAINDICAÇÕES Apresentações Relacionadas 50 MG/G GEL DERM CT BG AL X 30G VPS 50 MG/G GEL DERM CT BG AL X 30G V.01_02/2014

Conservação Piroxicam Geolab

O piroxicam deve ser mantido em temperatura ambiente (15°C a 30°C), protegido da luz e umidade. Manter a bisnaga devidamente tampada após o uso do medicamento. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. V.01_02/2014 Características físicas e organolépticas: O piroxicam apresenta-se na forma de gel homogêneo translúcido e coloração amarela. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Recomienda
Você tem dúvidas sobre saúde?

200 / 200

O número mínimo de caracteres para publicar são 15

Lembre-se
  • Seja breve e claro
  • Sua pergunta será anônima.
  • Em caso de urgência entre em contato diretamente com seu médico.