Fratura de tibia. Parafuso migrando, quais as consequências?

  • 1 Responder
  • 167 consultas
  • Dr. João  Bourbon De Albuquerque II

    Dr. João Bourbon De Albuquerque IIrespondeu:

    Ortopedistas e Traumatologistas (Aracaju)

    Caro leitor, ótima pergunta. Na verdade, a resposta depende de uma série de fatores como: local exato da fratura, tempo de pós-operatório, status da consolidação óssea e se já há sinais de infecção presentes em associação à soltura do material de síntese ou não. De uma maneira geral, a migração do parafuso pode ocasionar dor, facilitar a ocorrência de infecção (principalmente se material migrado se tornar exposto, atravessando a pele) e promover a degeneração articular (se o parafuso ou parte dele migrar para dentro de alguma articulação). Há uma série de outras alterações que podem ocorrer a depender do segmento corpóreo acometido, mas a migração também pode ser pequena e não representar qualquer ameaça. É importante uma avaliação por ortopedista, que conduzirá o caso da melhor forma.