Preciso entender mais sobre síndrome do pânico. Sempre Me Achei forte e determinada, já passei por muitas e não tenho motivo algum,pelo contrário só a agradecer , me ajudem não quero sentir isso

  • 2 Respostas
  • 198 consultas
  • Dra. Rita Cytryn

    Dra. Rita Cytrynrespondeu:

    Psiquiatras (Salvador)

    Sofrer síndrome do pânico não significa ter se tornado uma pessoa fraca e sem determinação. É um quadro de ansiedade que pode ser desencadeado por sobrecarga emocional, stress crônico ou mesmo vulnerabilidade bioquímica que provoca alterações de neurotransmissores. Com a medicação e psicoterapia esse transtorno logo estará resolvido. Quanto mais rápido iniciar, mais rápido se recuperará.

    Nota legal
  • Dr. Frederico Navas Demetrio

    Dr. Frederico Navas Demetriorespondeu:

    Psiquiatras (São Paulo)

    Veja se ajuda:"Síndrome do Pânico" é um termo que designa 2 problemas relacionados, "Ataques de Pânico" e o "Transtorno do Pânico". Um "Ataque" é caracterizado por uma súbita e inesperada sensação de ansiedade (como se algo muito ruim estivesse para acontecer) e sintomas físicos muito variados de pessoa para pessoa, mas que incluem geralmente taquicardia (aceleração do coração) sensação de falta de ar, tontura, transpiração excessiva, mãos/pés frios, tremores, aperto no peito, alterações digestivas e da urina, entre outros. Com a certeza de algo ruim vai acontecer, o paciente acha que está tendo um infarte ou derrame e procura o Pronto-Socorro, onde "nada" é detectado. "Transtorno" é quando esses "Ataques" se repetem e causam medo de novos "Ataques", passando a evitar lugares "inseguros"