AVC e ativador do plasminogênio tecidual (rt-PA). Meu marido teve um acidente vascular cerebral em 2007 com a idade de 56. Nos primeiros sintomas, embora sentisse dor de cabeça e vômitos, achamos que fosse a gripe chegando; não foi até algumas horas depois, então ele sentiu a visão dupla, dormência e perda de equilíbrio.

  • 1 Responder
  • 99 consultas
  • Dra. Doctuo

    Existem dois tipos de AVC: trombótico: (um coágulo bloqueia o fluxo) e hemorrágico (hemorragia no cérebro). Os trombóticos são os que surgem em áreas de estreitamento nas artérias que o fluxo para o cérebro, esse parece ser o que o seu marido tem. Então, sim, é possível que o uso do fator ativador do plasminogênio tecidual (rt-PA) para dissolver o coágulo poderia tê-lo ajudado. Por outro lado, o rt-PA não é uma droga benigna: ela pode provocar acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos. Na verdade, o sangramento no cérebro é o maior risco para usá-lo e a probabilidade de que a vazão de sangue aumente com o tempo. Devido a este risco, o rt-PA não é geralmente utilizado para derrames trombóticos, a menos que o AVC seja realmente grave. A última coisa que você que é converter um derrame trombótico leve para fatal hemorrágico. Então, baseado no que você disse, acho que seu marido provavelmente não se classificou para usar o rt-PA, por que: 1) Os sintomas foram relativamente leves (o suficiente para que eles não sejam sequer reconhecidos como acidente vascular cerebral) e 2) Os sintomas estiveram presentes por várias horas antes de serem vistos.