O câncer de ovário pode piorar com o nervosismo ou estresse?

  • 1 Responder
  • 158 consultas
  • Dra. Doctuo

    Não há ensaios clínicos que respondam a essa pergunta, porque é difícil de estudar. Os hormônios do estresse são a adrenalina e o cortisol. O cortisol pode amortecer a resposta imune e permitir que os tumores cresçam mais facilmente, enquanto a adrenalina pode aumentar o crescimento do tumor e fazê-lo se espalhar. Acredito que o estresse possa piorar o câncer, mas não posso te mostrar um estudo que prove isso.