Sou um homem de 58 anos. Sinto uma sensação de ardor e coceira em cima e embaixo em ambas as mãos no meio da noite. Já aconteceu duas noites seguidas. Não tenho erupções cutâneas ou marcas de picadas de insetos. O que pode estar causando isso?

  • 1 Responder
  • 769 consultas
  • Dra. Doctuo

    Parece que você pode estar lidando com uma neuropatia periférica de algum tipo. As neuropatias periféricas são causadas pela inflamação, lesão ou compressão dos nervos fora do seu cérebro e da medula espinhal. As doenças metabólicas (por exemplo, diabetes), problemas endócrinos (por exemplo, doença da tiroide), as exposições tóxicas (álcool, os metais pesados, medicamentos, etc.), as doenças autoimunes (lúpus, artrite reumatoide, etc.), perturbações alimentares (B12, B6 toxicidade), síndromes de contusão (por exemplo, síndrome do túnel do carpo ou cubital) e câncer estão entre as muitas causas das neuropatias periféricas. A síndrome do túnel do carpo é uma causa comum de sensações anormais nas mãos (geralmente dormência no polegar e indicador). A síndrome do túnel do carpo fica pior à noite, porque as pessoas tendem a flexionar seus pulsos quando dormem, o que coloca pressão sobre o nervo mediano que fornece a sensação e o controle muscular de um lado da sua mão. (Se o ardor e a coceira envolverem a sua mão inteira, há outra coisa acontecendo.) Sem mais informações e um exame não é possível identificar a causa de seus sintomas. Se você ainda não tiver feito uma consulta, sugiro que faça isso.