o meu filho tem 13 anos e não obedece logo á primeira uma ordem, é bastante teimoso e não respeita os outros. Será que tem um problema mental?

  • 6 Respostas
  • 141 consultas
  • Antonio Vaszken

    Antonio Vaszkenrespondeu:

    Psicólogos (São Paulo)

    Os adolescentes passam por uma fase de auto-afirmação, onde eles testam os próprios limites e buscam desvendar quem são eles mesmos, diferenciando as informações aprendidas com aquilo que possuem e é diferente dos outros. Tenho poucas informações para responder à sua pergunta. Mas tente lembrar-se de você quando teve essa mesma idade, se tinha comportamento semelhante, questionamentos parecidos. Talvez seus pais tenham sido mais rigorosos ou menos rigorosos do que você. Isso também influencia no comportamento do jovem. É uma relação de duas partes, não é apenas o filho ou filha, e também não é apenas a mãe e o pai. É a química que ocorre entre essas partes. Espero ter respondido sua dúvida. Abraços. Antonio Vaszken

    Nota legal
  • Virgínia Uchôa

    Virgínia Uchôarespondeu:

    Psicólogos (Fortaleza)

    É preciso investigar melhor. Não obedecer e não respeitar o outro não é indicio de nenhum problema psicológico mas se vim acompanhado de outras características precisa sim ser investigado melhor. Ele tá entrando na fase da adolescência e esse comportamento de desobediência já é comum. Tente conversar mais com ele, de forma tranquila para tentar entender o que ele ta passando. Segue meu contato: 85 999667300

    Nota legal
  • Miguel Ângelo  José Velloso de Almeida

    Miguel Ângelo José Velloso de Almeidarespondeu:

    Psicólogos (Brasília)

    Os sinais ora descritos são meras especulações, uma vez que, em Psicoterapia Cognitiva o psicólogo, para estabelecer o psicodiagnóstico necessita de algumas sessões e ministração de algoritmos para se chegar a uma hipótese diagnóstica com fulcro na Psicopatologia Cognitiva. O quadro guarda semelhanças com o Transtorno Desafiante Opositivo (humor irritável, comportamento argumentativo/desafiante ou comportamento vingativo. Considerando um Psicodiagnóstico Diferencial, faz-se mister examinar a criança para que sejam consideradas outras possibilidades como Transtorno de Conduta, Transtorno de Défice de Atenção/Hiperatividade, um transtorno secundário advindo de alguma dificuldade cognitiva etc. Dr. Miguel Ângelo

    Nota legal
  • José Dilson Ferreira Maciel

    José Dilson Ferreira Macielrespondeu:

    Psicólogos (Nova Iguaçu)

    Boa Tarde, para se diagnosticar um problema mental em uma criança são necessários alguns exames neurológicos realizados pelo neuropediatra, por isso, fica difícil tal afirmativa sem uma investigação mais detalhada. Aconselho a você procurar um neuropediatra para uma avaliação. Att. Dr. José Dilson Ferreira Maciel.

    Nota legal
  • Neulandia  Luiza da Costa

    Neulandia Luiza da Costarespondeu:

    Psicólogos (Lagoa Santa)

    Olá! Alguns adolescentes apresentam alterações de comportamentos que sugerem, de certa maneira, sofrimento emocional e pode influenciar diretamente nas relações familiares e com outras pessoas também. É preciso conhecer o seu filho e sua história de vida para entender o que está acontecendo e auxiliá-los efetivamente. Parece não ter problema mental. É importante pensar em recouir essa relação entre vocês, com disponibilidade, autoridade, amor, carinho e respeito. Estou à disposição.

    Nota legal
  • Katherine  Pohl

    Katherine Pohlrespondeu:

    Psicólogos (Londrina)

    Boa tarde, Acho importante fazer uma avaliação mais aprofundada de seu filho, a fim de verificar a possibilidade de um problema mental ou de comportamento ou se ele está passando por uma fase frequente na adolescência. Entre em contato por telefone para agendarmos! Att, Katherine Pohl