Bom dia,estou tomando patz sublingual de 5 mg junto com 20 gotas de rivotril e não durmo bem,antes tomara donaren de 50mg junto com rivotril,fazem 20 dias que mudei a medicação,pq será que não durmo?

  • 2 Respostas
  • 7.163 consultas
  • Dr. Frederico Navas Demetrio

    Dr. Frederico Navas Demetriorespondeu:

    Psiquiatras (São Paulo)

    Zolpidem (nome fantasia: Patz) mais 2mg de clonazepam (= 20 gotas da solução 2,5mg/mL, nome fantasia: Rivotril) cobrem tanto o início quanto a manutenção do sono, em tese deveria funcionar para este fim (indução e manutenção do sono). Como antes era utilizado um antidepressivo (trazodona, nome fantasia Donaren, embora utilizado numa dose baixa para se ter um efeito antidepressivo potente) junto com o clonazepam, várias hipóteses podem ser levantadas (insônia como sintoma de depressão? mecanismo de ação preferencial da trazodona - bloqueio de receptor serotonina 5HT2A - sobre o estímulo do receptor GABA-A do zolpidem, no seu caso?), sendo essencial uma consulta ao médico prescritor para correto esclarecimento e conduta.

    Nota legal
  • Dr. Bruno Lima

    Dr. Bruno Limarespondeu:

    Psiquiatras (Vitória)

    Olá, boa tarde. Na abordagem da insônia, é muito importante saber se há algum transtorno psiquiátrico em questão. Neste caso, todo o transtorno precisa de tratamento e não só o sintoma, que seria a insônia. Por isso, uma avaliação psiquiátrica ajuda muito