Estou tomando velija (duloxetina) há uma semana pela manhã nao consigo dormir a noite gostaria de saber se posso associa -lo com amitripitilina a noite , ja use io mesmo por muito tempo .

  • 2 Respostas
  • 2.018 consultas
  • Dra. Paula  Reis Dos Santos Trezena Christino

    Dra. Paula Reis Dos Santos Trezena Christinorespondeu:

    Psiquiatras (Rio de Janeiro)

    Não aconselho. A amitriptilina é um triciclico que deve ser usado em raros casos em associação com outros antidepressivos de ação dual como duloxetina. Converse com seu médico sobre outros medicamentos com a finalidade de melhorar o sono.

    Nota legal
  • Dr. Frederico Navas Demetrio

    Dr. Frederico Navas Demetriorespondeu:

    Psiquiatras (São Paulo)

    Tanto a duloxetina quanto a amitriptilina são antidepressivos que devem ser prescritos pelo médico assistente; só utilize medicamentos prescritos pelo seu médico. Com caráter apenas informativo, a duloxetina causa a redução da atividade de uma enzima no fígado (CYP 2D6), e esta enzima é uma das responsáveis pela biotransformação (inativação) da amitriptilina; doses pequenas de amitriptilina podem resultar em níveis sanguíneos anormalmente elevados na combinação com duloxetina, sendo essencial o eventual uso da combinação somente com acompanhamento técnico capacitado