Quais são os efeitos do envenenamento por chumbo na gravidez?

  • 1 Responder
  • 1.274 consultas
  • Dr. Doctuo

    A exposição ao chumbo durante a gravidez pode ocorrer a partir de muitas fontes. É importante determinar se você está em risco de ficar exposta a chumbo. De acordo com uma avaliação de risco feita pelo Centro de Controle e Prevenção de Doença, os seguintes itens podem colocá-la em risco: 1) Você ou outras pessoas em sua casa tem uma trabalho que envolve a exposição ao chumbo? 2) Às vezes, as mulheres grávidas têm a vontade de comer coisas diferentes dos alimentos, tais como pedaços de argila, terra, gesso ou tinta seca. Você já comeu lascas de tinta? 3) Você mora em uma casa antiga que está passando por reformas que geram uma grande quantidade de poeira? 4) Você usa algum utensílio doméstico artesanal feito de cerâmica ou cristal? Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, você pode estar em maior risco de exposição ao chumbo ou envenenamento. Você e seu bebê podem estar em maior risco durante a gravidez. Para as mães, isso pode causar uma anemia significativa. O chumbo pode entrar na corrente sanguínea e ficar armazenado nos ossos da mãe, especialmente se você não toma cálcio em quantidade suficiente. A exposição ao chumbo pode afetar o cérebro do feto, causando problemas de desenvolvimento mais tarde na vida. Os fetos expostos ao chumbo podem nascer prematuros ou abaixo do peso. Se você acredita ter sido exposta ao chumbo, por favor, contate o seu médico e uma unidade de saúde local.