Sinto dor no lado inferior direito da barriga após fazer uma histerectomia. Minhas costas começaram a doer também. A dor se intensifica por causa de gases, tenho prisão ventre ou fico com a bexiga muito cheia. Ouvi outras mulheres que passaram por uma histerectomia se queixando dessa dor.

  • 1 Responder
  • 4.032 consultas
  • Dr. Doctuo

    Não sei quando fez a histerectomia. Se foi há um bom tempo, você pode ter aderências abdominais que podem ser problemáticas. Além disso, as cicatrizes são fontes crônicas de inflamação. As cicatrizes da histerectomia e da cesariana, muitas vezes, podem causar dor nas costas. Alguns procedimentos que podem ser de grande ajuda tanto com a cicatriz e quanto nas aderências subjacentes são a desativação da cicatriz com acupuntura médica (com ou sem estimulação elétrica) e com a aplicação de injeções na cicatriz usando soro fisiológico, lidocaína e medicamentos homeopáticos. Com a colaboração de um cirurgião, os tratamentos periféricos muitas vezes podem começar dentro de semanas após a cirurgia.