Boa tarde, Zolpidem causa dependência? Estou tomando tem 1 mês e tomo Mirtazapina pela mahã. Qual o melhor horário?

  • 1 Responder
  • 1.412 consultas
  • Dr. Frederico Navas Demetrio

    Dr. Frederico Navas Demetriorespondeu:

    Psiquiatras (São Paulo)

    Zolpidem é um indutor de sono e normalmente não causa dependência, embora alguns pacientes fiquem tolerantes aos seu efeito e precisem de doses maiores para se obter o mesmo efeito. Sendo assim, é importante diagnosticar e tratar a CAUSA da insônia. A mirtazapina é um antidepressivo que possui ação anti-histamínica potente, ou seja, pode provocar muito sono, especialmente no início do tratamento, e quando utilizada em doses mais baixas (paradoxalmente, quanto maior a dose utilizada - sempre sob orientação médica - menor a sonolência provocada). Assim, a mirtazapina deve ser tomada à noite, ao deitar.