Há três dias descobri um nódulo um pouco duro ao lado do meu ouvido direito. Será que eu deveria procurar assistência médica o mais rápido possível ou esperar um pouco para ver se fica sensível ao toque, irritado ou um pouco mais inchado? Também estou sentindo um pouco de dor de cabeça e de ouvido desde antes de ontem... (incompreensível)

  • 1 Responder
  • 14.608 consultas
  • Dr. Doctuo

    Desde o dia que postou sua pergunta, há quase uma semana, você dirigiu essa questão só agora. Se assim for, espero que esteja se sentindo melhor. Seus sintomas poderiam ser devido a uma infecção no canal auditivo externo. Essa disfunção, chamada otite externa, pode ocorrer se o canal auditivo permanecer molhado por qualquer período de tempo ou se o delicado revestimento do canal auditivo ficar ferido (os nadadores e pessoas que produzem muita cera de ouvido costumam desenvolver otite externa). Outras coisas que causam esse tipo de problema são os cotonetes, grampos de cabelo ou outros objetos estranhos para limpar os ouvidos, o que aumenta bastante o risco de infecção. Quando o seu canal auditivo estiver infectado, os gânglios linfáticos ao redor do ouvido muitas vezes se ficam inchados. Trata-se de uma resposta imune normal à infecção. Esses nódulos podem permanecer inchados por vários dias ou mesmo semanas após a infecção ter acabado. Se você não tiver feito isso e se os sintomas persistirem - consulte seu médico para uma avaliação. Muitos casos de otite externa podem ser controlados com antibióticos para ouvido em gotas; mas talvez você tenha de tomar alguns antibióticos para os casos de gânglios linfáticos inchados, febre ou outros sintomas mais sérios que podem resultar de uma infecção. Boa sorte!