Sinto muita tristeza, pode ser uma depressão ?

  • 3 Respostas
  • 133 consultas
  • Dr. Geraldo Magela Oliveira Fernandes

    Dr. Geraldo Magela Oliveira Fernandesrespondeu:

    Psiquiatras (Uberlândia)

    Estude "O que pode causar depressão?", na Página Medicina Holística/Prosa I de www.geraldofernandes.site.med.br

    Nota legal
  • Dra. Ana Maria Begotti

    Dra. Ana Maria Begottirespondeu:

    Psiquiatras (Caruaru)

    A tristeza é um dos sintomas de depressão. Mas também pode se apresentar nos estados de luto, perdas de qualquer espécie sem que necessariamente seja depressão. Tristeza e alegria fazem parte da nossa vida. Se a tristeza a está impedindo de levar uma vida normal, então é preciso consultar-se com um psiquiatra.

    Nota legal
  • Dr. Frederico Navas Demetrio

    Dr. Frederico Navas Demetriorespondeu:

    Psiquiatras (São Paulo)

    A tristeza é uma emoção humana normal, mas também pode ser, em algumas ocasiões, um sintoma de Depressão. Um sintoma apenas não faz o diagnóstico de Depressão, mas se a tristeza for prolongada e acompanhada de outros sintomas, ela pode sim fazer parte de uma Depressão. Outros sintomas presentes na Depressão, além da tristeza, são alterações do sono e do apetite, perda do interesse e prazer nas coisas que antes eram agradáveis para a pessoa, idéias negativas sobre si mesma e o mundo, entre outros. Somente uma consulta médica com um Psiquiatra (que vai fazer um Histórico médico completo, com Antecedentes Pessoais e Familiares e um Exame do Estado Mental) é que poderá esclarecer se a tristeza em questão faz parte ou não de uma Depressão.