Após um comprimido de Patz 5 mg, devo ficar quanto tempo sem beber alcool?

  • 1 Responder
  • 802 consultas
  • Dr. Frederico Navas Demetrio

    Dr. Frederico Navas Demetriorespondeu:

    Psiquiatras (São Paulo)

    "Patz" é o nome-fantasia do medicamento zolpidem, um indutor do sono. Em tese, uma vez que o fármaco já tenha sido eliminado do organismo (meia-vida de eliminação entre duas horas e 2,6 horas), não há problema em se tomar bebidas alcoólicas com respeito à possível interação com o zolpidem. De qualquer maneira, a ingestão de bebidas alcoólicas não é recomendável para qualquer paciente que esteja fazendo uso de medicamentos para o sistema nervoso central. Obs.: Grosso modo, "meia-vida" é o tempo para a concentração do medicamento no sangue cair pela metade. Assim, para uma meia-vida de 2h, após este tempo teremos apenas metade da concentração sangüínea inicial; em 4h, apenas metade da metade (1/4 da concentração inicial); em mais 2h, apenas 1/8 da concentração inicial, e assim por diante.