Eu deveria estar preocupado com os meus sintomas de desidratação? Estou começando a reter líquidos, mas ainda posso reverter isso em casa? Acho que tenho gripe de estômago (náuseas, diarreia, febre, vômitos, falta de apetite e dou mais certo com raspa de gelo do que os líquidos).

  • 1 Responder
  • 111 consultas
  • Dr. Doctuo

    A gastroenterite viral aguda ("gripe de estômago") e intoxicação alimentar se apresentam de forma muito semelhante, na maioria dos casos, elas não podem ser distinguidas. Felizmente, ambas geralmente desaparecem dentro de alguns dias. O primeiro dia é normalmente o pior, porque muitas vezes é difícil reter o líquido. O vômito geralmente desaparece dentro de 24 a 36 horas, as pessoas mais saudáveis podem tolerar facilmente sem ter desidratação grave, desde que bebam líquidos. A diarreia associada à intoxicação alimentar e à gastroenterite podem durar por vários dias, mas as pessoas geralmente conseguem recuperar as perdas de fluidos devido à diarreia, uma vez que começarem a consumir líquidos novamente. O tipo de líquidos que você ingere durante um surto de gastroenterite é importante. Os sucos com açúcar, refrigerantes e até mesmo algumas bebidas esportivas podem piorar a desidratação, pois elas contêm muito açúcar. O Pedialyte e Rehydralyte são muito melhores, pois eles contêm quantidades adequadas de eletrólitos. Você pode fazer a sua própria solução de reidratação oral, misturando seis colheres de chá de açúcar e 1/2 colher de chá de sal com um quarto de água. A maioria dos adultos saudáveis pode resistir a um ataque de gastroenterite em casa. Você deve procurar atendimento médico quando os vômitos durarem mais de 24 horas, quando não puder manter a febre abaixo de 40 graus, se você vomitar sangue, notar sangue nas fezes, se estiver preocupado que esteja ficando gravemente desidratado (sem urina por mais de oito horas, se sentir tonturas extremas ao levantar, boca seca, muita fraqueza, etc.)